quarta-feira, 4 de abril de 2012

Esperar é um verbo de ação.

Eu em meus devocionais... orando... lendo... e estava pensando com o Espírito Santo sobre a palavra tãããããooo falada entre tanta gente, principalmente a moçada: esperar.

Foi quando me arrumando pra trabalhar o Espírito Santo sussurrou ao meu coração: 'filha, esperar é um verbo de ação.'

Eu pensei: 'Como assim? Esperar não é ficar parada?'

Então entendi que esperar é um verbo de ação porque temos que dispôr o nosso coração a atitude de esperar em Deus e isso é uma escolha a fazer, logo, a ação de esperar. Louco isso né?
O salmo 37 fala muito sobre isso em vários versículos, um deles diz: Espere no Senhor e siga sua vontade (v 34)

Ah... daí comecei a meditar nessa frase. E por isso fui pesquisar sobre a conjugação do verbo esperar... voltei lá nos tempos de escola.

Indicativo presente: Eu espero - é quando você toma a atitude de confiar, descansar e esperar em Deus. Orando e confiando que os cuidados dEle nunca deixaram de estar sobre sua vida e que no tempo certo, tudo que Ele tem planejado pra sua vida acontecerá. O segredo é não se prender àquilo que você pensa que Deus ainda não fez, e olhe pra tudo aquilo que Ele já está fazendo. Isso vai gerar gratidão no seu coração e vai renovar sua fé.

Pretérito imperfeito: Eu esperava - Você pode dizer que esperava mas se cansou e por isso deixou de confiar e de depositar sua fé no Senhor. À você faço o convite de renovar suas forças =) e voltar a conjugar o verbo no Futuro do presente dizendo: eu esperarei. Ele é fiel. É bem melhor o que Ele tem do que um prato de lentilhas (lembra dessa passagem?! Gn 25:34)

Futuro do pretérito: Eu esperaria - essa conjugação tem uma conotação de condicional. "Ah eu espero em Deus se Ele fizer isso em um ano senão, não vou esperar mais." ... "Ah eu só espero se for do jeito 'xis' senão eu não vou esperar." Olha, quando a gente se dispõe a esperar a gente também precisa se dispôr a confiar. Parte a do versículo 3 do salmo 37 'Confia no Senhor'. A palavra diz que vendo o pai que um filho lhe pede pão, não lhe dará uma pedra pra comer. Ei, confia e espera firme! Não imponha condições. Ele vê bem melhor que você. É importante apresentar os desejos do nosso coração ao Senhor mas submeta isso à vontade e análise dEle. De repente isso que você pede parece um pãozinho mas é uma grande pedra de tropeço.

Presente do subjuntivo: Que eu espere - diga pra sua alma se acalmar!

Pretérito imperfeito do subjuntivo: Se eu esperasse - se você esperar, acredite, vai ser o melhor pra você.

Futuro do Subjuntivo: Quando eu esperar - com certeza, quando você esperar e descansar, deixar de ser ansioso e bater um papo com sua alma e fazer como o salmista 'ei alma, espera em Deus' (Sl 42:11) com certeza você vai poupar rugas e sinais de expressão em seu rosto (as meninas entendem bem disso rs)

Imperativo afirmativo: Espera tu - assim como eu e com certeza teremos inúmeros testemunhos pra contar.

E ao final da jornada com a benção na mão você dirá o verbo no Pretérito perfeito: Eu esperei! E com alegria você dirá que valeu a pena!

Não falo apenas na área sentimental não galera. Falo em TODAS as áreas da nossa vida. Temos que confiar tudo a Deus.

Também não estou dizendo que você tem que ficar sentando ou deitado sem fazer nada. A atitude de esperar em Deus parte do seu coração. Você apresenta a situação a Deus e se dispõe a esperar a orientação e o tempo dEle. Não é com a força do nosso braço. Afinal, Ele é o dono do tempo.

Que além de uma revisão de gramática rs você possa ser edificado assim como eu fui.

Para meditação, Salmo 37.

Deus te abençoe muitão ^^






Um comentário:

  1. Amei seu texto! confira os meus em: http://1igrejavirtual.blogspot.com

    ResponderExcluir